Suplementos termogênicos emagrecem ?

Olá bom dia ! Tudo bem com vocês? Aqui tá tudo bem apesar de ter chovido muito de ontem pra cá, mas graças a Deus sem estragos !
Hoje nosso assunto é meio polêmico e ao mesmo tempo interessante, devido as duvidas que surgiram sobre os suplementos alimentares para ajuda na dieta eu resolvi pesquisar um pouco pois não conheço muito bem sobre eles. 

Algumas pessoas frequentam academias, praticam esportes ou correm em parques durante a semana mas, ao chegar o final do mês o resultado na balança é quase nulo. Então, aparecem anúncios de produtos milagrosos que ajudam a queimar mais calorias durante os exercícios e na perda de vários quilos em um curto período de tempo: os termogênicos. Este público se apoia nestas substâncias que, além de não serem milagrosas, podem trazer riscos graves à saúde.


Como os Termogênicos agem em nosso Corpo?

A mais nova arma para o emagrecimento rápido é conhecida como termogênico. Um termo tão comum nos dias de hoje quanto suplementos como maltodextrina ou creatina, o termogênico se tornou popular em muito pouco tempo, talvez um tempo insuficiente para que a sua eficácia seja realmente comprovada. Mas a realidade é que os termogênicos dominaram as prateleiras de lojas de suplementos e de academias, e a sua atuação está sendo divulgada como quase milagrosa na queima de gordura e auxílio ao treino. Os representantes mais famosos, são Oxyelite Pro e o Lipo 6, são um sucesso de vendas no Brasil e no exterior, e a sua compra pode ser realizada pela internet ou em lojas espalhadas por praticamente todas as cidades. Mas até quando isso é verdade? De que forma os termogênicos atuam no nosso corpo, e como podem nos ajudar tanto no emagrecimento?


O termogênico e o organismo humano

O termogênico atua no nosso corpo de maneira bastante particular. Basicamente ele será o responsável direto por uma aceleração do metabolismo do nosso corpo, e nisso podemos ter certeza de que ele é eficiente. As substâncias que nele estão contidas estimulam a glândula tireoide do nosso corpo, e dessa forma o metabolismo é alterado para uma situação de preparação do corpo para um esforço maior, ou uma situação maior de perigo. O composto termogênico aumentará a síntese das substâncias relacionadas ao nosso treino, como por exemplo a gordura e a proteína. E é dessa forma que o termogênico acelera a transformação da gordura em caloria, gerando esse calor no processo chamado de termogênese. Além dessa queima de gordura acelerada, através de substâncias como a cafeína, o termogênico envia estímulos ao nosso cérebro nos deixando mais atentos e motivados para o treino.
Mas a primeira grande questão quanto à ingestão de termogênicos é que para ter essa queima de gordura acelerada você deve não só ter músculos, mas músculos desenvolvidos e ativos. Isso porque o produto não pode criar uma reação ou geração de calor do zero, ela apenas pode melhorar um trabalho que já está sendo realizado. Em uma pessoa que treina regularmente e com disciplina, o uso do termogênico aumentará o desempenho do treino e fará com que essa pessoa tenha uma queima de calorias bem maior. Mas se uma pessoa que realiza exercícios eventualmente ou é completamente sedentária fizer uso do produto, nenhuma mudança será percebida. Aliás, nenhuma mudança positiva, porque as negativas provavelmente aparecerão.

Contraindicações 
Como quase todos os suplementos que esportistas e atletas fazem uso, os termogênicos devem ser utilizados com muito cuidado e sob supervisão. Os riscos envolvidos na ingestão da maioria das substâncias da composição do produto envolvem problemas cardíacos e falência de órgãos vitais como o fígado, e alguns mais brandos como insônia e irritabilidade, principalmente quando ingeridos de forma incorreta e na dosagem superior à indicada. As contraindicações ao uso desse produto formam um grande lista, que passa por hipertensos, diabéticos e pessoas com problemas intestinais (entre muitos outros). Por isso, o uso de produtos como o Oxyelite deve ser bem planejada e adaptada ao treino de cada um, sem que uma pessoa copie a dosagem e a forma de ingestão do produto do colega de academia, por exemplo. E é nessa hora que os nutricionistas ou médicos são importantes: eles podem avaliar a condição daquela pessoa em particular, suas peculiaridades fisiológicas e sua rotina, para saber se essa pessoa será beneficiada ou prejudicada pelo uso do termogênico. Comprar o produto pela internet e iniciar o uso sem maiores informações é um dos maiores perigos associados à suplementação moderna.

Lembrando sempre : O uso desses suplementos devem ter acompanhamento médico, precisa-se ter uma dieta equilibrada e muito exercício se não de nada é valido. 

E você já tomou algum suplemento ? Deixe nos comentários sua opinião ! beeijos

0 comentários:

Postar um comentário