Hair Chalk , Como fazer mechas coloridas no cabelo com giz pastel – Chalking em detalhes como nunca! 1 parte :)

Aprenda a fazer mechas coloridas e/ou a colorir os cabelos com cores fantasia de forma temporária e sem processos químicos com o Hair Chalking: fácil, barato, bonito e divertido. Vamos esmiuçar esta técnica com detalhes – Passo a passo, foto tutoriais e dicas;



Hair Chalk (ou Hair Chalking) é uma técnica de coloração temporária cujo resultado estético assemelha-se bastante às colorações tradicionais, porém tal semelhança reside apenas na aparência. Ao invés de tinturas e químicas descolorantes, tal método possibilita colorir os cabelos utilizando apenas giz!
Sim amores, vocês leram corretamente. E não, não estou ficando maluca nem “inventando moda”. Pelo contrário, o Hair Chalk já é uma moda adotada em larga escala pela mulherada gringa.

Do inglês to chalk, chalking significa marcar, escrever ou assinalar com giz (chalk). O Hair Chalking é um meio rápido, fácil e barato para adicionar cores vibrantes ao cabelo por um curto período de tempo (duração de 1 a 3 dias). Você pode executá-lo sozinha sem comprometer seu estilo tampouco a cor natural do seu cabelo.
Ademais, caso você goste de cabelos coloridos, porém tem receio de colori-los permanentemente ou não sabe se o estilo combinaria contigo, esta é uma excelente alternativa. Assim há como testar o resultado. Ou simplesmente dar uma variada no visual quando seu humor lhe disser que é dia de “causar” na balada. Não agradou? Lavou tá novo!
Vira e mexe nos deparamos com fotografias de moderninhas garotas fashionistas onde seus impecáveis cabelos exibem mechas coloridas em tons vibrantes ou pastéis com um efeito degrade tão peculiar que mais parecem fruto de alguma pintura em aquarela.
Tal resultado, por incrível que pareça, não é algo difícil de obter. Principalmente se a técnica utilizada for o Hair Chalking a qual, além de não requerer químicas permanentes como descolorações e/ou tinturas, pode ser facilmente executada no conforto de sua casa. Para tanto, basta:
Ter em mãos o material necessário;
Ter em mente a técnica de realização;
Ter na alma o gosto por tal resultado;
Ter no corpo da disposição de limpar a bagunça colorida que remanescerá após a brincadeira (o pó do giz marca território por onde passa).
Prerrogativas dadas, vamos ao trabalho.

Escolha do Material – Qual giz utilizar para o Hair Chalk?

Hoje em dia há disponível no mercado “giz para cabelos” de variadas marcas, como as famosas “bolinhas” (cujo nome não cabe citar aqui) sempre empunhadas pelos cabeleireiros nos bastidores de editoriais e desfiles de moda. Porém NÃO é necessário despender tempo e dinheiro atrás do tal “giz para cabelos”, os pastéis secos, também chamados de Soft Pastels, encontrados em papelarias ou lojas de materiais artísticos dão conta do serviço.
NÃO utilize pastéis oleosos, nem os clássicos gizes de cera que usávamos para colorir desenhos na escolinha, tampouco o giz de quadro negro.
Pastéis oleosos não sairão na lavagem convencional e irão “grudar” os fios fazendo com que as mechas coloridas fiquem parecendo dreadlocks.
Giz de cera simplesmente não irá adicionar cor nenhuma aos cabelos. (Lembro-me do quanto eu odiava ter que usar este giz! Eles não coloriam devidamente nem o papel em branco, quem dirá cabelos…)
Giz poroso de quadro negro não possui a pigmentação necessária e suas partículas de cor são demasiadamente grandes para se fixarem nos cabelos.

Concluindo, o giz ideal para executar o Hair Chalking é o pastel seco (soft pastels).

Além do pastel seco também são necessários:
  • Borrifador com água
  • Chapinha ou babyliss (opcional, depende dos fatores relatados no ultimo tópico do artigo)
  • Materiais protetores contra “caca”. O pastel seco faz MUITA sujeira, lambreca mãos, roupa, chão e tudo mais que estiver ao redor .. Logo, é recomendado usar, no mínimo, uma camiseta velha e um par de luvas (forrar o chão também pode ser uma mão na roda na hora de limpar a bagunça…). Contudo, a despeito da bagunça, tranquilize-se, o chalk dust é fácil de remover e não mancha roupas.
  • 1 – Umedeça a área do cabelo selecionada com o borrifador, desta forma a pigmentação será “dissolvida” e, portanto, melhor fixada nos fios.
Caso seus cabelos sejam loiros, ou claros ou demasiadamente porosos, pule esta etapa! Neste tipo de cabelo a junção de água + pigmentos de giz forma praticamente uma tintura, a qual não sairá facilmente ao lavar os cabelos. Entretanto, caso seu intuito seja permanecer com a coloração nos fios por várias lavagens, eis aí o “segredo”.
Para fazer o Chalking em cabelos escuros, molhar os fios é uma etapa essencial. Quanto mais escuro for o cabelos, maior será a quantidade de água necessária. Ou seja, ao invés de “úmida”, a mexa deverá estar “encharcada”.
  • 2 – Você pode torcer a mecha selecionada a fim de criar uma textura que facilite a aplicação do pastel seco, pois em áreas texturizadas o giz libera mais pigmentos (leia-se: esfarela-se melhor).
Entretanto, a torção pode vir a danificar e embolar os fios. Há também como aplicar o chalk SEM torcer as mechas de cabelo. Basta separar as seções a serem coloridas e segurá-las de maneira reta e firme, porém será necessário ser mais paciente a fim de conseguir colorir devidamente as áreas não texturizadas.
  • 3 – Segure o giz na posição horizintal e aplique-o na mexa previamente torcida com movimentos de cima para baixo. O movimento contrário acarretará frizz e embaraçará os fios.
Dica: As mechas podem ser de um único tom, coloridas ou compostas em degradê. Use a sua criatividade e divirta-se!
Para fazer o degradê comece pelo tom mais escuro. Neste método é mais fácil ir do escuro ao claro do que fazer o caminho inverso.
  • 4 – Espere secar naturalmente ou com a ajuda de um secador e, com uma escova de cerdas curtas, penteie LEVEMENTE a mecha para retirar o excesso de pó de giz SE achar necessário.
Para quem optou por não molhar, apenas penteie. Para quem tem cabelos cacheados, não penteie.
Cuidado nesta etapa, pentear o chalk pode causar uma grande nuvem de pós de giz. Obs: Após pentear a cor será atenuada. Então, se atenuar for a intenção, penteie!
  • 5 – Para que a cor dure por mais tempos, muitos finalizam o processo com chapinha ou babyliss, pois o calor condensa os pigmentos fixando-os entre as cutículas do fio e, por consequência, prolongando a duração da cor.
Esta é uma etapa opcional. Você pode dispensá-la se não quiser que a cor perdure tanto e/ou se seus cabelos forem bem claros e/ou como medida de redução de danos. Afinal, apesar de não ser químico, o pó do giz resseca os cabelos, e aplicar fontes de calor sobre cabelos ressecados não é algo saudável. Quer usar chapinha ou babyliss mesmo assim? Então esteja ciente dos danos e dos cuidados que deverão ser adotados no “pós chalk”.

Ainda nesta etapa de finalização do procedimento, NUCA aplique produtos à base d’água sobre o hair chalk a não ser que você queira uma papa melequenta no lugar das lindas mechas coloridas. Recomendo finalizar com… NADA. Mas, caso você realmente sinta necessidade, finalize com algum spray de brilho composto por silicones ou com poucas gotinhas de sérum para cabelos.
Sprays fixadores de cabelo também são bem vindos, principalmente se o seu chalking tiver o objetivo de virar um penteado. Aliás, o hair chalking doa efeitos lindos aos penteados. Um simples coque ou rabo de cavalo ficam com ares de editorial de moda apenas por causa das mechinhas coloridas.


Você gosta do estilo? Já teve cabelos e/ou mechas coloridas com cores “excêntricas”? Faria ou já fez o Hair Chalk? Conte-nos!
Quem testar o hair shalking após esta matéria, divida a experiência conosco!

beijocas :*

7 comentários:

  1. Eu já ensaiei comprar esse giz várias vezes. Acho lindo e super faria umas mechinhas coloridas pra variar um pouco. rs

    Beijão

    www.doce-feito-pimenta.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. HAHA, e se eu te disser que sempre optei pelas químicas e nunca ficaram como eu queria, to louca pra encontrar esses giz e deixar meu cabelo todo colorido kk.

      beijos

      Excluir
    2. nao vejo a hora de comprar porque eu sou uma daaas garotas que adoram fazer maluquice

      Excluir
    3. Eu não consegui encontrar ainda o Giz por aqui, mas é super interessante mesmo ! Vale a pena investir pra muda o visual, lembrando que tem que tomar os devidos cuidados . beijos

      Excluir
  2. tem aqui: http://www.tudodemaquiagem.com.br/item/Kit-com-6--Giz-para-Colorir-Cabelos.html

    ResponderExcluir
  3. alguém me ajuda nao consigo encontrar esses giz :c

    ResponderExcluir